Representantes do Consulado Geral do Canadá (Governo do Québec) estiveram no escritório da Aprosoja-GO, em Goiânia, na última segunda-feira (22/07). O objetivo da visita foi iniciar o relacionamento entre as instituições, visando o intercâmbio de informações e possíveis parcerias.
O cônsul e diretor do Escritório (Governo do Québec), Jason Naud, e o adido para Assuntos Econômicos, Luis Antonini, e assessores foram recebidos pelo presidente da Aprosoja-GO, Clodoaldo Calegari, e pelo 1º vice-presidente, Carlos Alberto Moresco, que também é vice-presidente da Agopa (Associação Goiana dos Produtores de Algodão). O diretor-executivo da Aprosoja-GO, Bruno Marques, participou de forma remota.
Clodoaldo e Carlos comentaram o perfil do produtor brasileiro: de forma geral, mais jovens que os estrangeiros, mais abertos às tecnologias e inovações. Ressaltaram a necessidade de desmistificar inverdades e levar a imagem real dos produtores brasileiros mundo afora para que os conheçam melhor.
Os representantes da província de Québec reconheceram a importância dessa desmistificação até para que consigam entender o público e difundir as tecnologias de empresas da província de Québec aqui no Brasil. Disseram que associações, como a Aprosoja-GO, são intermediários importantes nesse processo para ajudar as empresas canadenses do Québec a fazer mais negócios.
Segundo Naud e Antonini, 85% das tecnologias do Québec têm foco na transformação digital e na otimização de processos, em sistemas interconectados, com máquinas mais eficientes, que reduzem mão-de-obra, gastam menos energia. As empresas de lá também estão atentas ao mercado de biológicos, buscando inovações para acompanhar a transição dos agroquímicos para bioinsumos.
*Fonte: Aprosoja-GO