Ações fitossanitárias de prevenção e controle da tiguera do milho foram debatidas durante reunião técnica realizada pela Agrodefesa nesta quinta-feira (05), em Rio Verde. A APROSOJA-GO foi representada pelo presidente Joel Ragagnin e pelo diretor regional, Adriano Barzotto.
“Tivemos a oportunidade de reunir todos os envolvidos no processo (governo, entidades do setor produtivo, pesquisa e empresas) para buscar alternativas que não sejam estabelecer medidas legislativas, que dificilmente resolveriam o problema de controlar a tiguera e a cigarrinha-do-milho”, afirmou o presidente da APROSOJA-GO. A cigarrinha-do-milho transmite o vírus do enfezamento, doença que causa grandes prejuízos de produtividade na cultura.
Ficou definido que a Agrodefesa promoverá ações de educação sanitária por meio da campanha Milho Tiguera Zero. Também houve a proposta de criar um fórum permanente de discussão sobre o tema, a ser coordenado pela APROSOJA-GO e FAEG, e de reativação da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal, da Agrodefesa, para discutir e avaliar a necessidade de regulamentação sobre o assunto.
Participaram da reunião representantes da FAEG, Sindicato Rural de Rio Verde, GAPES, IGA, universidades, Ministério da Agricultura e de multinacionais que atuam no setor de defensivos agrícolas.
*Fonte: APROSOJA-GO