O diretor da APROSOJA-GO, Adriano Barzotto, acompanhou visita da Embaixada da Bélgica a Rio Verde, nessa quinta-feira (14/09). A agenda coordenada pelo Secretário de Estado da Agricultura, Pedro Leonardo, teve como objetivo mostrar o potencial econômico e comercial da cadeia goiana de soja. O país belga tem extensão territorial 3x menor que a de Goiás.
Adriano ressaltou a localização privilegiada e os diferenciais logísticos (ferrovia, hidrovia e rodovia) de Goiás, a presença de grandes indústrias de processamento, a alta tecnificação e a adoção de práticas mais sustentáveis, como a utilização de bioinsumos nas lavouras.
“Foi uma excelente iniciativa trazer para próximo da realidade embaixadas e líderes que tanto nos cobram no cenário internacional. Mostramos que somos sustentáveis, organizados, e fazemos a melhor agricultura do mundo porque fazemos para todos sem querer restringir mercados”, declarou Adriano.
A comitiva visitou parte dos parques industriais das empresas Caramuru e Comigo. O embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, e o 1° Secretário, Geert Van Dessel, ficaram impressionados. Eles ressaltaram a necessidade de comunicar a realidade da produção às autoridades belgas, porque ainda existem muitos preconceitos em relação ao Brasil. E concordaram que é preciso dialogar mais e estreitar as relações comerciais entre os dois países.
Também participaram do encontro os secretários municipais de Agricultura, Paulo Martins, e de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Denimárcio Borges. Na Caramuru, a visita foi liderada pelo gerente regional, Reginaldo Oliveira, e na Comigo, pelo vice-presidente administrativo, Dourivan Cruvinel.
* Fonte: APROSOJA-GO