O diretor executivo da APROSOJA-GO, Bruno Marques, e os Conselheiros Fiscais, Enio Fernandes e Eduardo Veras, acompanharam nesta terça-feira (15), na sede da FAEG, a recepção à delegação chinesa liderada pelo embaixador Zhu Qingqiao. Essa é a primeira visita oficial de um embaixador chinês a Goiás. O objetivo é criar um ambiente propício para investimentos chineses no Estado.
Durante o encontro, FAEG e SEAPA (Secretaria de Estado da Agricultura) apresentaram dados que destacaram a importância da produção agropecuária, com destaque para o complexo soja e milho, além da produção de carne, algodão e trigo. E enfatizaram o compromisso com a sustentabilidade, com incentivo ao uso de bioinsumos e ILPF.
Na oportunidade, foi destacado que mais de 80% da produção agropecuária de Goiás se destina à exportação, de forma que a China se consolida como um importante parceiro comercial para o Estado. Em 2022, a China respondeu por 53% da receita de exportações de produtos do agro – o equivalente a R$ 6,2 bilhões.
Participaram do encontro autoridades estaduais, com o vice-governador Daniel Vilela e o Secretário de Agricultura, Pedro Leonardo; além de representantes da Embrapa, Ministério da Agricultura, e entidades do setor agropecuário como AGOPA, AGROSEM e SENAR-GO.
* Fonte: Aprosoja-GO, com informações da SEAPA