Disseminar boas práticas agrícolas e técnicas de agricultura regenerativa na produção de soja e milho. Esse é o objetivo do projeto Regenera Cerrado, que foi lançado oficialmente, nesta quinta-feira (24/08), em Rio Verde, com participação do presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin.
O Renegera Cerrado reúne produtores rurais de 12 fazendas do Sudoeste goiano, localizadas em Rio Verde, Jataí, Mineiros e Montividiu, que praticam técnicas mais sustentáveis na agricultura, por exemplo, a utilização de bioinsumos, plantio direto, baixo carbono, recuperação de pastagens, fixação biológica de N, entre outras.
Talhões destas fazendas, que juntos somam 1.614 hectares, estão sendo avaliados nas culturas de soja e milho durante duas safras (2022/2023 e 2023/2024) por pesquisadores e técnicos de diversas instituições de ensino e pesquisa. As informações coletadas vão gerar dados científicos e devem ser divulgadas para promover a transferência de conhecimento para produtores, estudantes e técnicos.
“Precisamos que as pessoas conheçam o trabalho que os agricultores estão realizando nas fazendas, melhorando as práticas agrícolas e preservando o meio ambiente”, ressaltou Joel Ragagnin. “Além disso, destaco a importância dessa integração e cooperação entre os elos da cadeia. Nos últimos anos, as mudanças têm sido intensas e rápidas, com muitas perguntas e demandas que vivenciamos na prática e a pesquisa não consegue responder na velocidade que precisamos.”
O projeto Regenera Cerrado foi idealizado pelo Instituto Fórum do Futuro, em 2022, e conta com o patrocínio da Cargill e execução operacional do Instituto BioSistêmico (IBS). As instituições parceiras no projeto são a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), o Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES), o Instituto Federal Goiano, a Universidade Federal de Lavras (UFL), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de Brasília (UnB) e a University of Minnesota.
*Fonte: APROSOJA-GO, com informações do projeto Regenera Cerrado