Custos de produção, comercialização de grãos e perspectivas da agricultura brasileira foram os temas de destaque da Abertura Estadual da Colheita de Milho, na última sexta-feira (30/06), em Jataí, que reuniu cerca de 1.000 produtores rurais e profissionais do agro. O evento foi realizado pela APROSOJA-GO e Comissão Mulher.
Os analistas de mercado Enio Fernandes (Terra Agronegócios) e Matheus Pereira (Pátria Agronegócios) abordaram as incertezas climáticas na safra dos EUA, a intensa volatilidade na Bolsa de Chicago (que está impactando os preços dos grãos), a insegurança nas duas pontas do mercado (compradores e produtores).
Moderador do painel, o analista técnico da FAEG, Leonardo Machado, falou sobre os altos custos de produção e a necessidade de o produtor fazer uma administração eficiente de dados e informações, planejar e ter atenção redobrada às taxas de juros.
O presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin, ressaltou a importância do planejamento e de tornar os sistemas de comercialização mais dinâmicos. “Nós temos produto a ser comprado e a ser vendido a todo momento, mesmo que ele ainda não exista, o que demonstra a atenção que nós precisamos ter ao mercado. A nossa exposição ao mercado tem demonstrado as nossas fragilidades.”
O pesquisador da Embrapa, Evaristo de Miranda, destacou a evolução da agricultura brasileira e o seu papel na preservação do meio ambiente, deixando o recado de que inovação é sinônimo de sustentabilidade e de rentabilidade. Evaristo substituiu Roberto Rodrigues, que precisou cancelar a viagem a Jataí devido à cerimônia de despedida de Alysson Paolinelli.
Todos os convidados foram presenteados com o livro comemorativo dos 30 anos da Aprosoja Brasil, entregues pelo nosso presidente Joel Ragagnin; pela presidente da Comissão Mulher, Jacqueline Zaiden; pelo presidente do Sindicato Rural de Jataí, Evandro Vilela; e pelo diretor da Aprosoja Brasil, Adriano Barzotto, que também já presidiu a Aprosoja-GO.
Veja as fotos oficiais do evento: https://flic.kr/s/aHBqjALsdc
Abertura Oficial
Após os painéis técnicos, a Abertura Oficial do evento teve a participação de autoridades, como o secretário de Estado de Agricultura, Pedro Leonardo; a deputada federal Marussa Boldrin; o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Alcione Franco; e o diretor do Instituto Federal Goiano – campus Rio Verde, Fabiano Guimarães.
Em seguida, a jovem estudante Mariana Schuster emocionou a todos com a música Aleluia, ao mesmo tempo em que eram projetadas nos telões do pavilhão imagens da colheita de milho na Fazenda Calhandra, do produtor Diogo Sandri. Ainda durante a colheita, representantes da Planalto Case, patrocinadora do evento, subiram ao palco para explicar a tecnologia embarcada na colheitadeira, que permite ao produtor obter informações em tempo real sobre a colheita, através da telemetria da máquina.
A programação do evento finalizou com a cascata de grãos de milho, na área externa do pavilhão, celebrando o início da colheita de mais uma safra de grãos. Em seguida, foi servido almoço aos participantes e o músico Tonny Francis animou a tarde com sucessos sertanejos.
Parceiros
A Abertura Estadual da Colheita de Milho teve o apoio do Sindicato Rural de Jataí, do programa Sucesso no Campo e da Prefeitura de Jataí. Patrocinaram o evento as empresas: Uniggel Sementes, Planalto Case, Campo Bom, Exata Brasil, Hoxter Data Eng, Jatobá Agronegócios, Mecol Engenharia, Núcleo Agrícola, Plantae Agrícola, Plantae Trading, Priori Sementes, Santo Antônio Soluções Agro, Sementes Lima, Solubio e Terram Soluções Agronômicas.
* Fonte: APROSOJA-GO