Centenas de produtores rurais, profissionais do agro, empresários e lideranças do setor se reuniram no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, onde acontece a feira AgroBrasília, no PAD-DF, na última sexta-feira (26/01) para trocar experiências e compartilharem soluções para os desafios da safra 2023/2024. Esse foi o objetivo (atingido!) da Abertura Oficial da Colheita de Soja GO/DF, evento realizado pela Aprosoja-GO, em parceria com a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF).
A programação contou com palestra do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que abordou as perspectivas do agronegócio brasileiro. “Esse evento é símbolo da competência que o Brasil tem em produzir. Tecnologia e empreendedorismo representam o produtor brasileiro”, destacou Rodrigues. “É um ano difícil, que vai exigir muito equilíbrio e ajuda do governo, das entidades e dos produtores entre si”, salientou.
Na sequência, o painel técnico foi composto pelo presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin; pelo presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner; pelo produtor rural da Fazenda Maringá (Cristalina-DF), Leandro Sato; pelo consultor de mercado da Terra Agronegócios, Ênio Fernandes; e pelo consultor agronômico da Completta Consultoria, Renato Caetano. Eles debateram as estratégias para se fazer a gestão integrada na cultura da soja, passando pela relação entre mercado e ESG, importância do associativismo e cooperativismo, entre outros.
Localização estratégica
Além de autoridades e líderes de entidades do agro, o evento teve a participação de presidentes e dirigentes das Aprosojas TO, BA, PI, PA, MS, PR, MG e Aprosoja Brasil. A localização estratégica, no PAD-DF, uma região de convergência de diversos municípios produtores de soja localizados no entorno do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, favoreceu a presença de público de diversos Estados, totalizando mais de 700 pessoas, o que superou as expectativas dos organizadores.
Joel Ragagnin conta o motivo de ter levado a Abertura Oficial da Colheita de Soja para a região do entorno do Distrito Federal. “Um grande orgulho poder trazer esse evento para essa região tão rica, diversificada, uma referência em tecnologia. Viemos valorizar o trabalho do produtor e a sua importância para a economia brasileira”, destacou.
José Guilherme Brenner aproveitou a ocasião para destacar que a região do PAD-DF é pioneira nas tecnologias de cultivo de soja e que, apesar das adversidades, o produtor rural tem muitos motivos para celebrar. “Essa safra está sendo de muitas dificuldades. Tivemos áreas muito boas, mas outras muito prejudicadas. Só no final da colheita vamos conseguir avaliar melhor os números, mas acredito que, independentemente disso, o produtor não trabalha com um ano só. Temos uma história de sucesso. A colheita é sempre um momento a ser comemorado”, ressaltou o presidente da Coopa-DF.
Colheita da soja
Quem acompanhou as palestras também teve a oportunidade de assistir a transmissão, ao vivo, das máquinas da Case IH/Pivot realizando a colheita de soja do produtor Leandro Sato, da fazenda Maringá, localizada no município de Cristalina-GO, a cerca de 10 km do parque.
Sato comemorou a oportunidade de compartilhar a realidade da sua propriedade com os colegas produtores. “O evento tem muita importância, pois mostra a nossa realidade no campo, nossas expectativas com relação à safra. A colheita é resultado de todo o trabalho feito após um ano difícil, com condições climáticas adversas”, afirmou.
O evento contou com o patrocínio das marcas Pivot, Intacta 2x Tend, Central Irrigação, AgroRosso Sementes, Basf, Coagril, Dois Marcos Sementes, Corteva Agriscience, Tchê Produtos Agrícolas e Triunfo Sementes, além do apoio institucional da Abrasgrãos, Aprosoja-MG, Irrigo, Irriganor, Sindicato Rural de Cabeceiras, Sindicato Rural de Cristalina e Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí-MG.
* Texto: Vincere Comunicação, com Aprosoja-GO