O presidente da APROSOJA-GO, Joel Ragagnin, e o diretor-executivo, Bruno Marques, participaram, nesta quinta-feira (27/07), em Goiânia, de reunião com representantes da Jordânia (país do Oriente Médio), que vieram a Goiás conhecer melhor as potencialidades do nosso Estado para estabelecer parcerias comerciais no agro.
Uma das oportunidades está em ampliar a importação de fertilizantes produzidos na Jordânia, principalmente potássio, do qual o Brasil já é cliente. O diretor da Arab Potash Company (empresa jordaniana de fertilizantes), Sr. Firas Momani, afirmou que há interesse em expandir os negócios da empresa no Brasil. Nesse cenário, o Estado de Goiás se destaca pela localização e logística facilitada e poderia sediar um centro de distribuição, por exemplo.
O presidente da APROSOJA-GO, Joel Ragagnin, ressaltou a possibilidade de aumento horizontal da produção agrícola (principalmente pela conversão de áreas de pastagem em agricultura) e também de verticalizar os investimentos, através de irrigação, energia e dos próprios insumos agrícolas, como fertilizantes.
“Nós ainda estamos descobrindo o tamanho desse potencial de crescimento e os fertilizantes podem contribuir, pois ainda não alcançamos um teto produtivo e têm-se muito a investir em fertilidade no Estado de Goiás”, afirmou Joel. Nesse contexto, uma parceria comercial no setor de fertilizantes seria muito bem-vinda.
A reunião foi conduzida pelo Secretário de Estado de Agricultura, Pedro Leonardo, e também teve a participação de representantes dos setores industrial, de comércio e serviços, como FIEG, OCB-GO, ACIEG e FECOMÉRCIO.
*Fonte: Aprosoja-GO