Que largada de safra! A Abertura Estadual do Plantio de Soja foi um grande evento. No último domingo (25/09), primeiro dia após o fim do vazio sanitário da soja, a Aprosoja-GO e o Sindicato Rural de Paraúna reuniram cerca de 1.200 pessoas na Fazenda Santa Bárbara, em Paraúna, para celebrar a chegada da safra 2022/2023. A propriedade é liderada pelos irmãos Flávio Negrão (Macarrão) e Rogério Moraes.
O evento teve palestra sobre previsões climáticas para a safra, com o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos (Rural Clima), e sobre a relação entre agronegócio, Brasil e o cenário eleitoral, com o comentarista político Caio Coppola.
Durante a Abertura Oficial, autoridades e lideranças do setor reforçaram a importância da cultura da soja e ressaltaram a importância da Aprosoja-GO como entidade de união e fortalecimento dos sojicultores em Goiás. Em seguida, o padre Geraldo Neto fez uma oração para abençoar as sementes e algumas autoridades subiram na plantadeira que, ao tocar o solo, levantou poeira fazendo a semeadura da soja.
O presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin, agradeceu a parceria da Aprosoja-GO e sua Comissão Mulher com o Sindicato Rural de Paraúna. “Ficamos muito felizes pela presença dos produtores e pela união entre duas entidades que são representativas do nosso setor”, destacou. “Foi um momento de muito orgulho e satisfação para nós, paraunenses”, ressaltou o presidente do Sindicato Rural, Pedro Hugo Rezende.
Levantamento do IFAG (Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária Goiana) aponta que nesta safra 2022/2023, Goiás deve cultivar mais de 4,3 milhões de hectares, com potencial de produzir mais de 18 milhões de toneladas de soja.
Texto: Laura de Paula
Foto: Aprosoja-GO