Em busca de parceria para a divulgação de dados meteorológicos mais focados em Goiás e com linguagem acessível para nossos associados, o presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin, se reuniu com o gerente do Cimehgo (Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás), André Amorim, nessa terça-feira (23), em Goiânia.
Vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), o Cimehgo analisa informações captadas por satélites e, a partir delas, gera diversos produtos, como boletins diários de previsão do tempo e alertas de riscos para queimadas, temporais e geadas, por exemplo. Outra ferramenta, chamada Monitor de Secas, acompanha de forma contínua o grau de severidade das secas em Goiás.
“Informações sobre tempo e clima são estratégicas para o nosso negócio. Queremos estar mais próximos da realidade de Goiás e trazer dados bem práticos para facilitar o entendimento dos produtores”, ressaltou o presidente da Aprosoja-GO.
Joel exemplificou que o Cimehgo poderia distribuir boletins voltados para a agricultura, por exemplo, com a previsão de chuvas no curto prazo (4 a 7 dias) para fundamentar decisões no campo, como continuar ou suspender o plantio, acelerar ou retardar a colheita, além de previsões de 15 dias para melhorar o planejamento de atividades agrícolas.
André Amorim afirmou que a interação com os produtores rurais seria interessante e se comprometeu a discutir as sugestões com a equipe do Cimehgo. Ele comentou ainda que devem lançar mais produtos em breve, como um boletim que vai orientar se as condições atmosféricas (temperatura, umidade, vento, etc) estão adequadas à aplicação de alguns tipos de defensivos. “Sabemos que o nosso trabalho tem grande impacto e pode contribuir para alertar produtores e reduzir prejuízos”, destacou o gerente do Cimehgo.