Mais de 30 associados e convidados participaram da Assembleia Ordinária da Aprosoja-GO nesta quinta-feira (11), em Goiânia. O presidente Joel Ragagnin abriu os trabalhos com a prestação de contas referente ao exercício de dezembro/2021 a junho/2022, as quais foram aprovadas. Em seguida foi apresentada e referendada a proposta de um calendário anual de eventos da Aprosoja-GO, que contempla as Aberturas de Plantio da Soja, de Colheita da Soja (e Plantio do Milho) e de Colheita do Milho, que visam levar a Aprosoja-GO para as diferentes regiões produtoras de grãos em Goiás.
Na sequência, a associada Marussa Boldrin, vereadora por Rio Verde e pré-candidata a deputada federal, participou da Assembleia, compartilhou seu histórico de representatividade político-institucional e sua relação com o agro (ela é produtora rural e engenheira agrônoma) e pediu apoio dos associados para se eleger e representar o setor agropecuário na Câmara Federal.
Também participaram da Assembleia os pesquisadores Robério Neves, Laís Fontana e Antônio Jussiê, que falaram sobre o trabalho e as pesquisas que desenvolvem no IGA (Instituto Goiano de Agricultura), entidade ligada à Agopa (Associação Goiana dos Produtores de Algodão). O presidente do IGA/Agopa, Carlos Moresco, e o diretor-executivo, Dulcimar Pessato, falaram da proposta de parceria do IGA com a Aprosoja-GO para a realização de análises laboratoriais nas áreas de nematologia, microbiologia e entomologia com valores diferenciados para associados ativos. A proposta foi aprovada pelos presentes e, agora, segue para a etapa de levantamento de demanda e formalização do convênio.
Após o almoço, foram apresentados à Assembleia os advogados Ana Paula Barbosa, Júlia Mattos, Johann Müller e Lívia Barbosa, do escritório Barbosa & Andrade. Eles esclareceram que a Assessoria Jurídica à Aprosoja-GO inclui atuar em demandas de interesse coletivo dos associados, como análises de contratos de compra e venda de grãos, de aquisição de insumos, de prestação de serviços, de parceria para produção de sementes, de compra e venda de maquinários agrícolas, entre outros. Também vão emitir pareceres técnicos para a Aprosoja-GO e enviar informativos sobre questões empresariais do agronegócio e trabalhistas rurais.
O consultor técnico Cristiano Palavro atualizou as pautas jurídicas a nível federal que têm participação direta ou acompanhamento da Aprosoja Brasil. São matérias diversas como propriedade industrial (relacionadas à cobrança de royalties), marco temporal de terras indígenas e quilombolas, suspensão ou exclusão de princípios ativos importantes para a agricultura, entre outros. Também foram atualizados os principais projetos de lei de interesse do setor que tramitam no Congresso Nacional, em áreas como defensivos, regularização fundiária, bioinsumos, seguro rural, CBios, etc.
A Assembleia discutiu ainda possibilidades de manejos para controle da cigarrinha-do-milho, como implementação de faixas de bordadura para concentrar a infestação, eliminação de milho tiguera, pulverizações preventivas de inseticidas ainda no final do ciclo da soja, entre outras. Foi sugerida e aprovada a criação de uma campanha educativa e a realização de mais debates sobre o assunto, dada a urgente necessidade de reduzir os impactos negativos provocados pela cigarrinha-do-milho e molicutes na cultura do milho em Goiás.
Sobre as Eleições 2022, foi sugerido o levantamento regional de candidatos relacionados ao agronegócio para divulgação aos associados. O objetivo é eleger o maior número de parlamentares para representar e/ou votar favorável ao setor em pautas importantes para o agro.