Problemas nas redes de energia, principalmente, rompimento de fios elétricos e acidentes entre máquinas e postes, causaram boa parte dos incêndios monitorados pelo Sindicato Rural de Jataí na zona rural do município em 2021. O rastreamento feito pela Comissão de Prevenção e Combate a Incêndios Rurais gerou um documento, com fotos e dados das propriedades, que foi entregue à Enel Distribuição Goiás para a tomada de providências.
Neste ano, a Enel firmou junto ao SR Jataí o compromisso de atuar em conjunto, fazendo manutenções preventivas. A primeira ação desta parceria foi realizada nesta terça-feira (12), na Fazenda São José. Equipes da empresa, acompanhados de representantes do SR, fizeram a poda de uma grande árvore que estava em contato com a rede elétrica de média tensão, em um trecho identificado como de alto risco de queimadas.
Integrante das diretorias do SR Jataí e da Aprosoja-GO, a produtora Lia Katzer acompanhou os trabalhos. “O objetivo é fazer a manutenção de redes de energia, esticar fios abaulados, fazer a poda de árvores próximas a redes de energia, tudo para prevenir e reduzir incêndios. Fiquei bem feliz com o início dessa parceria, que vai continuar em agosto e setembro”, afirmou. Segundo Lia, no próximo ano os trabalhos devem iniciar mais cedo.
* Fonte: Aprosoja-GO