Expectativas superadas! Esse foi o resultado da Abertura Estadual da Colheita de Milho, realizada pela Aprosoja-GO na última sexta-feira, 24/06, em Rio Verde (GO). Com perspectiva inicial de receber 500 pessoas, o evento reuniu cerca de 900 produtores rurais, familiares e profissionais do agronegócio na Fazenda Santa Mônica, gerida pelos irmãos Monique Lima e Aurélio Guerra.
“Tivemos palestras, debates, discursos e a colheita do milho, que foi o ponto-chave deste grande evento. Ficamos muito felizes, satisfeitos e agradecidos pelo sucesso que o evento foi”, ressaltou o presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin. A anfitriã Monique Lima também confirmou satisfação. “O evento nos surpreendeu positivamente pelo público de colegas, produtores rurais, amigos, que puderam estar aqui conosco trocando ideias e discutindo soluções”, declarou.
Um dos destaques da programação foi a palestra “O Agro e o Brasil: realidades, narrativas e perspectivas”, do comentarista político Caio Coppolla (Jovem Pan). Também houve painel técnico sobre cigarrinha-do-milho, uma das principais pragas desta 2ª safra de milho. Com mediação do gerente de pesquisa do GAPES, Túlio Gonçalo, a rodada de discussões teve a participação dos especialistas Cecília Czepak (UFG), Robério Neves (IGA) e Lorrana Morais (Terram), além dos produtores Joel Ragagnin e Monique Lima.
A Abertura Oficial contou com a presença de empresários de diversos segmentos do agronegócio e de autoridades, como o secretário de Agricultura de Goiás, Tiago Mendonça; o superintendente federal de Agricultura em Goiás, José Eduardo de França; e o vice-prefeito de Rio Verde, Dannillo Pereira. Na sequência, a colheita de um talhão de milho e o descarregamento dos grãos na moega marcaram a largada simbólica da safra. O almoço foi servido ao som de música ao vivo, em clima de confraternização.
Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Goiás deve colher cerca de 8,3 milhões de toneladas de milho dos 1,74 milhão de hectares cultivados nesta temporada. Mesmo com os impactos da estiagem, das pragas e das geadas pontuais que ocorreram em algumas regiões, os números estimados pela Conab apontam incremento de 8,3% em relação à produção da “safrinha” de 2021. A produtividade média estimada é de 80 sacas por hectare.
Homenagem às mulheres
Co-realizado pela Comissão Mulher da Aprosoja-GO, a Abertura Estadual da Colheita de Milho colocou em evidência a atuação feminina no campo. A presidente da comissão, Jacqueline Zaiden, contou que a Fazenda Santa Mônica foi selecionada para sediar o evento exatamente por ter à frente uma mulher, que lidera a parte técnica da propriedade.
O objetivo de ressaltar o papel das mulheres foi associado à importância do milho para outras cadeias agropecuárias. E o evento se tornou um palco de homenagens para produtoras rurais que são referência em suas áreas de atuação. Além da anfitriã Monique Lima foram homenageadas: Fabíola Magalhães (pecuária de corte), Patrícia Kompier (pecuária leiteira), Viviane Lovatto (suinocultura) e Simone Carvalho (avicultura).
“Esse evento para nós foi um marco, porque aqui nós mostramos que têm mulheres atuando efetivamente no agro, como a Monique. Nós realmente já estamos integradas, enraizadas no agro”, destacou Jacqueline.
Sobre o evento
A Abertura Estadual da Colheita de Milho foi possível graças a importantes parcerias comerciais e institucionais. O evento foi patrocinado pelas empresas Consilos, Iguaçu Máquinas, Rifértil, Agroeste, Aventura Ram, Exata Brasil, Mecol Engenharia, Sementes Lima, Solubio, Terram Soluções Agronômicas e Total Grãos. E contou com o apoio institucional do IGA (Instituto Goiano de Agricultura), GAPES (Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano), Soma Agronegócio, Sistema Faeg/Senar, Sindicato Rural de Rio Verde e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
📸 As fotos oficiais da Abertura Estadual da Colheita de Milho estão disponíveis! Acesse , faça o download das suas fotos e compartilhe nas redes sociais marcando o perfil @aprosoja.goias.