Pela primeira vez, o Norte de Goiás recebeu a Abertura Estadual do Plantio de Soja. Nessa sexta-feira (22), o associado da Aprosoja-GO, Sr. Eugênio Perinelli e sua família abriram as porteiras da Fazenda Três Irmãos para o momento simbólico de largada da safra 2021/2022, com o plantio de soja.
No painel técnico, os consultores Enio Fernandes e Matheus Pereira falaram sobre o atual cenário econômico, perspectivas sobre clima, dólar, mercado da soja, oferta de insumos, entre outros aspectos que afetam o negócio rural.
O presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin, ressaltou que apesar das dificuldades, dos custos elevados e das incertezas do clima, os produtores tem expertise para produzir e capacidade de superar os desafios.
“Nós precisamos ter paciência e cuidado com as lavouras. O plantio talvez seja a ação mais importante de todo o processo produtivo. Nós não plantamos só sementes, nós plantamos a fé e a confiança de que seremos vencedores e colheremos uma boa safra”, afirmou Joel, que presentou o anfitrião da fazenda com uma bandeira do Brasil e um livro que conta os 30 anos de história da Aprosoja no Brasil.
O padre Uanderson Araújo fez uma oração para abençoar as sementes de soja. Em seguida, autoridades como o deputado federal e presidente da Faeg, José Mário Schreiner; o secretário de Estado da Agricultura, Tiago Mendonça; o prefeito de Campinorte, Cleomar Martins; o presidente Joel Ragagnin e diretores da Aprosoja-GO subiram nas plantadeiras para simbolizar o plantio.
Sucesso de público, o evento realizado pela Aprosoja-GO e Sistema Faeg/Senar com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, reuniu produtores rurais, profissionais do Agro, líderes classistas e autoridades locais e estaduais. Participaram também diretores e associados da Aprosoja-GO e integrantes da Aprosoja-GO Mulher.
*Fotos: Aprosoja-GO e Fredox Carvalho/Faeg