Integrantes da comissão especial Aprosoja-GO Mulher participaram nesta quarta-feira (03) de um treinamento sobre mercado de grãos com o consultor técnico da Aprosoja-GO e analista de mercado da Pátria Agronegócios, Cristiano Palavro. Com excelente didática, ele apresentou dados sobre produção, demanda e exportações globais de soja e milho e explicou os fatores que influenciam a formação de preços, paridade de exportações, sistemas de comercialização no mercado físico e futuro e outros conceitos básicos.
Para algumas mulheres, o treinamento foi uma oportunidade de abrir os horizontes e aprender um pouco sobre este tema complexo, porém crucial para o sucesso do negócio de grãos. “Importantíssimo participar de uma palestra como essa, pois entendo pouco deste assunto e é de extrema relevância”, destacou a presidente da comissão, Márcia Barzotto. “Para quem não entende nada, as explicações foram muito esclarecedoras, deu para acompanhar um monte de conceitos que eu não entendia”, completou a associada Amanda Calegari.
Para as mulheres mais familiarizadas com comercialização, o treinamento foi um momento de troca de informações relevantes e atualizadas sobre o momento atual do mercado. “A palestra foi muito boa e fico feliz de ver aqui mulheres que às vezes não conheciam nada sobre mercado de grãos e estão buscando se capacitar”, ressaltou a associada Fernanda Favoreto, que já atua com comercialização no negócio familiar.
Com esta iniciativa, a comissão especial Aprosoja-GO Mulher põe em prática um de seus objetivos, de capacitar produtoras, filhas, esposas e irmãs de produtores(as) associados à Aprosoja-GO. As participantes pediram uma 2ª edição do treinamento, com a apresentação de conceitos complementares e mais avançados sobre o mercado de grãos – o que deve acontecer em breve.
Texto e fotos: Laura de Paula/Aprosoja-GO