O presidente da Aprosoja-GO, Adriano Barzotto, os diretores Luciano Guimarães e Enio Fernandes, que também representaram o Sindicato Rural de Rio Verde, junto com Kleidimar Régio e o nosso associado Everaldo Barbosa, se reuniram com representantes da empresa Rumo Malha Central, em Rio Verde, na quarta-feira, 22. O objetivo da reunião foi estreitar as relações com a empresa, que é a maior operadora de ferrovias do Brasil e está comandando as obras de implantação da Plataforma Multimodal da Ferrovia Norte-Sul no município.
A plataforma de Rio Verde será a maior da América Latina, ligando os trechos entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP) e tem previsão de estar em pleno funcionamento em maio de 2021. Durante o bate-papo, a empresa apresentou as obras que estão sendo realizadas em Goiás, como o terminal de São Simão e as obras de Rio Verde.
O presidente da Aprosoja-GO, Adriano Barzotto, afirmou que o Estado estará muito bem posicionado em logística ferroviária. “A reunião foi produtiva, pois além de termos ficado por dentro da execução das obras, ainda tivemos a oportunidade de dialogar sobre precificação do frete ferroviário e escoamento da safra”.
O presidente do Sindicato Rural e diretor da Aprosoja-GO, Luciano Jayme Guimarães, ressaltou a importância dos produtores conhecerem todo o funcionamento da ferrovia. “A ideia é que o produtor rural também utilize a ferrovia, não apenas as tradings, e que entenda os benefícios dela como opção logística”.
Ao fim da reunião, o diretor da Rumo Malha Central, Pedro Palma, propôs a realização de outro encontro, para um grupo maior de produtores, a fim de explicar todo o processo da ferrovia na região. A Rumo opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.