Aprosoja Goiás
  • Navegar para a Aprosoja...
    • Brasil
    • Comunicação
    • Amapá
    • Bahia
    • Goiás
    • Maranhão
    • Mato Grosso
    • Mato Grosso do Sul
    • Minas Gerais
    • Pará
    • Piauí
    • Paraná
    • Rondônia
    • Santa Catarina
    • Tocantins
    • São Paulo
    • Rio Grande do Sul
    • Roraima
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre nós
  • A Soja
  • Aprosoja Mulher
  • Notícias
  • Fale Conosco
  • LGPD
  • Anuidade 2024
  • Seja Aprosoja
  • Início
  • Sobre nós
  • A Soja
  • Aprosoja Mulher
  • Notícias
  • Fale Conosco
  • LGPD
  • Anuidade 2024
  • Seja Aprosoja
Sem resultados
Ver todos os resultados
Aprosoja Goiás
Sem resultados
Ver todos os resultados

Contra o coronavírus, produtores rurais em Goiás fazem doações de EPIs aos profissionais de saúde

APROSOJA-GO por APROSOJA-GO
27 de março de 2020
em Destaques, Notícias, Notícias GO
0
Contra o coronavírus, produtores rurais em Goiás fazem doações de EPIs aos profissionais de saúde

Aprosoja-GO lança campanha de solidariedade junto aos associados; objetivo é doar equipamentos de proteção para os hospitais que mais precisam

Máscaras, luvas, viseiras, óculos de proteção, aventais e macacões são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que fazem parte do cotidiano de produtores e trabalhadores rurais. Também são de uso comum aos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos) e de limpeza nos hospitais. Mas nesse cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) são crescentes os relatos de falta ou racionamento desses equipamentos –  justamente quando sua utilização se faz mais necessária devido à facilidade de transmissão dessa doença.

Por isso, produtores rurais de Goiás têm oferecido EPIs para suprir as necessidades das unidades de saúde de seus municípios. As doações são feitas a partir dos equipamentos disponíveis nos estoques das fazendas, por meio da compra de EPIs nas lojas agropecuárias ou mesmo em dinheiro.

“Geralmente o produtor sofre muitos percalços no seu dia-a-dia e, por isso, se sensibiliza mais em situações como essa”, afirma o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Adriano Barzotto. “Sabemos que os governos gastam mal o dinheiro público, muitas vezes de forma incoerente e inconsequente. Mas não é por isso que a gente vai deixar de ajudar a comunidade, principalmente com produtos que estamos acostumados a comprar e sempre ter em estoque”, completa.

Esta semana a Aprosoja-GO lançou a campanha “Agricultor Solidário contra o Coronavírus” e contactou a Secretaria de Estado da Saúde para direcionar as doações às unidades hospitalares que mais estão precisando de ajuda.

Na região metropolitana de Goiânia, por exemplo, que concentra quase metade dos 49 casos confirmados até a noite desta sexta-feira, 27/03, o novo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) será a unidade prioritária de atendimento de casos da Covid-19. Seus profissionais de saúde estão recebendo qualquer tipo de EPI, que devem ser enviados ou entregues diretamente na Faculdade de Enfermagem da UFG, que fica ao lado do HC (Rua 227, s/n, Qd. 68, Setor Universitário, Goiânia-GO, CEP 74605-080; telefone: 62 3209-6280).

O presidente da Aprosoja-GO lembra que é importante também oferecer auxílio aos hospitais e postos de saúde das pequenas cidades do interior, que muitas vezes acabam esquecidas. E diz que, se necessário, os produtores podem ajudar de outras formas. “Se a pandemia se agravar mais, a gente tem condições de fazer limpeza e desinfecção de ruas, escolas, e equipamentos dos hospitais. O agro está sempre disposto a ajudar”, ressalta Barzotto.

Voluntários fabricam EPIs

Além de EPIs prontos, são muitos os exemplos de voluntários que estão se mobilizando para criar e produzir equipamentos que serão doados aos hospitais. É o caso do produtor rural Fabiano Ferrari, de Rio Verde-GO, no sudoeste goiano. Após conversar com amigos médicos, ele decidiu fabricar bases (que se acoplam na cabeça) de viseiras destinadas a proteger os rostos dos profissionais de saúde.

Produtor Fabiano Ferrari está produzindo máscaras de proteção em sua impressora 3D

Fabiano, que também é modelista e restaurador de carros antigos, desenha os moldes no software e imprime as bases de plástico biodegradável em uma impressora 3D. As placas de acetato que formam as viseiras foram compradas por um grupo de produtores locais. O processo de produção é demorado, leva-se mais de 2 horas para produzir uma única base; depois é preciso encaixar a parte frontal da viseira.

As máscaras podem ser higienizadas com álcool e são laváveis. Da remessa inicial de 30 viseiras completas, 17 já ficaram prontas e estão sendo encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Verde. A cidade foi a primeira do interior goiano a identificar casos de coronavírus e possui a maior quantidade de confirmados fora da capital (6 pacientes até o fechamento desta matéria). Já apresenta transmissão comunitária da doença, quando não é mais possível identificar qual pessoa transmitiu o vírus para a outra.

“Está difícil encontrar o material das viseiras, mas à medida que forem pedindo, eu vou fazendo”, afirma Fabiano. “A vida inteira a gente sempre ajudou os outros. Agora vi uma maneira diferente de contribuir: em vez de doar dinheiro, estou ajudando com equipamentos.”

Segundo ele, pessoas de todo o País que têm impressoras 3D estão desenvolvendo EPIs para os profissionais de saúde e hospitais, inclusive, respiradores. “Vamos fazer a nossa parte. Cada um tem que ter consciência e se cuidar”, destaca o produtor.

* Reportagem: Laura de Paula/Aprosoja-GO

* Fotos: Arquivo Pessoal/Fabiano Ferrari

Post anterior

Aprosoja-GO integra ação no STF que questiona incidência de Funrural sobre exportações indiretas de grãos

Próximo post

Mesmo com exportações de soja aceleradas, produção crescente garante suprimento para o mercado interno, garante Aprosoja-GO

Próximo post
Mesmo com exportações de soja aceleradas, produção crescente garante suprimento para o mercado interno, garante Aprosoja-GO

Mesmo com exportações de soja aceleradas, produção crescente garante suprimento para o mercado interno, garante Aprosoja-GO

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • INSCRIÇÕES ABERTAS!
  • Após diálogo, Semad atende demandas de entidades do agro
  • Representantes do Consulado Geral do Canadá se reúnem com a Aprosoja-GO
  • Clodoaldo Calegari toma posse como presidente da Aprosoja-GO no triênio 2024/2027
  • Assembleia elege Diretoria da Aprosoja-GO para o triênio 2024/2027

Arquivos

  • janeiro 2025
  • novembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • Início
  • Sobre nós
  • A Soja
  • Aprosoja Mulher
  • Notícias
  • Fale Conosco
  • LGPD
  • Anuidade 2024
  • Seja Aprosoja
aprosojago@aprosojago.com.br
(62) 9 9859-7642
Rua da Pátria, nº 230, Bairro Santa Genoveva, Goiânia/GO. CEP: 74.670-300

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre nós
  • A Soja
  • Aprosoja Mulher
  • Notícias
  • Fale Conosco
  • LGPD
  • Anuidade 2024
  • Seja Aprosoja

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

Aprosoja GO Mulher
guest says: hello there

Click Me

This is my DIV element.