Integrantes da Aprosoja-GO Mulher (de Rio Verde, Silvânia e Piracanjuba) se reuniram para a 1ª reunião do ano, na última sexta-feira (07), em Goiânia. Elas listaram algumas ações para desenvolver nos próximos meses e fizeram um balanço das atividades realizadas em 2019.
Pouco mais de um ano após sua fundação (em dezembro de 2018), as mulheres desta comissão especial da Aprosoja-GO já marcaram presença em mais 20 reuniões e eventos – seja como organizadoras, por exemplo, da palestra “O lado emocional e psicológico da sucessão familiar”, com a psicóloga Silvana Rita Silvestre (presidente da Abratef) durante a Tecnoshow 2019 em Rio Verde-GO; ou como participantes, a exemplo do 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, em São Paulo-SP.
Para 2020, a Aprosoja-GO Mulher pretende organizar cursos rápidos para suas integrantes, sobre temas mais técnicos, como financiamentos, contratos e comercialização, que embora sejam comuns ao por negócio rural da família, muitas vezes são desconhecidos muitas delas. A comissão também quer ampliar a agenda de palestras e já está programando uma para a Tecnoshow 2020, que acontecerá no início de abril.
Mudanças no Agro
Além da reunião administrativa, as mulheres receberam a Gerente de Relacionamento Jr. do Rabobank de Rio Verde, Daniela Queiroz, para “Uma Conversa sobre as Mudanças no Agro”. Ela abordou a transformação, sobretudo, tecnológica, que a Agricultura vem passando nos últimos anos, e como isso têm impactado na gestão das propriedades rurais e na sucessão rural. Temática bastante relevante e atual, que em breve voltará à pauta de palestras da Aprosoja-GO Mulher – desta vez, com o convite à participação de toda a família produtora de grãos (mulheres, homens e filhos).