Os presidentes das Aprosoja Goiás e Brasil, Adriano Barzotto e Bartolomeu Braz, prestigiaram, nesta segunda-feira (14/01), a abertura do 5º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, em Mineiros-GO. Coordenado pelo Diretor Regional Sudoeste da Aprosoja-GO, Rogério Vian, por meio do Grupo Agricultura Sustentável, o evento reuniu mais de 200 participantes, como consultores, pesquisadores, estudantes e produtores rurais, dentre os quais muitos associados da Aprosoja-GO.
O evento trouxe a tônica da motivação. “Muitos querem mudar a forma de produzir, mas não sabem por onde começar. Queremos motivar produtores que têm dúvidas sobre o quê e como fazer; consultores, que já estão atuando na agricultura; e até estudantes, que ainda vão se formar na faculdade, para que eles possam conhecer o sistema e praticá-lo”, ressaltou Rogério Vian.
O presidente da Aprosoja-GO, Adriano Barzotto, elogiou a disposição dos presentes em participar do evento em plena segunda-feira, nesta época de colheita. “A Agricultura Sustentável dá certo sim, senão não teríamos todos esses produtores aqui ávidos para levar pra suas regiões novidades e tecnologias.”
Em sua fala, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, ressaltou a importância que os manejos da agricultura sustentável estão tendo para a agricultura. “Tem tantos produtores calejados aqui, que já passaram por tantas dificuldades do dia-a-dia no campo, como controle de pragas e doenças, que com esse grupo estão procurando solucionar estes obstáculos com a ajuda de excelentes pesquisadores e produtores.”
Ele destacou que o alcance do evento reforça a demanda às entidades, como a Aprosoja Brasil, em conseguir que as práticas da agricultura sustentável sejam mais estudadas pelos órgãos de pesquisa para fornecer maior respaldo científico aos manejos, incentivando mais produtores a adotá-los.
Aprosoja-GO Mulher
No contexto de motivação proposto pelo 5º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, as mulheres ganharam destaque para reforçar a relevância do papel feminino no desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.
O evento foi a oportunidade de realizar a primeira apresentação do grupo Aprosoja-GO Mulher, recém-criado para reunir produtoras rurais, esposas e filhas de associados com o intuito de integrá-las para compreender os negócios da família, compartilhar experiências e introduzir a sucessão familiar, visando aumentar a participação das novas gerações no setor.
Esposa do vice-presidente da Aprosoja-GO Joel Ragagnin, a advogada e produtora rural Lorena Ragagnin representou o grupo. Ela compartilhou experiências e fez o papel de mediadora do painel formado pelas produtoras Adriane Steinmtez, de Goiás, e Roseli Giachini, de Mato Grosso.
Visitas de campo
O 5º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável continua nesta terça-feira (15/01) com visitas de campo na região, onde os participantes poderão ver de perto os resultados das práticas de agricultura sustentável. O roteiro inclui uma mineradora para mostrar como é o processo de produção dos remineralizadores – desde a frente de lavra (extração das rochas), passando pela britagem e moagem até a obtenção do pó de rocha.
Também há parada numa estação de pesquisa, que tem experimentos em soja com o uso dos protocolos de agricultura sustentável. Em seguida, os participantes do Encontro vão conhecer uma propriedade de grãos que está implementando um projeto de agricultura sintrópica, com participação do criador deste conceito de agricultura, o pesquisador e produtor Ernst Götsch, que fará palestra no local.
Veja Fotos do Encontro:
* Créditos: Laura de Paula e Eliane de Castro
* Texto: Laura de Paula/Aprosoja-GO