Manejos alternativos para uma produção agrícola mais sustentável estarão em pauta no 5º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, que será realizado em Mineiros-GO, nos dias 14 e 15 de janeiro. Adubação de solo com remineralizadores (conhecido como pó de rocha), aplicação de produtos biológicos nas culturas, utilização de plantas de cobertura e adoção dos conceitos de Agricultura Sintrópica em larga escala são algumas das práticas que serão abordadas nas palestras, nas visitas a propriedades rurais da região e nos depoimentos de produtores que vêm de todas as partes do Brasil e até de países vizinhos.
Agricultor em Mineiros e coordenador do evento, Rogério Vian conta que o objetivo do Encontro, já em sua 5º edição, sempre é promover a troca de experiências entre agricultores, consultores e pesquisadores sobre modelos mais sustentáveis de agricultura.
“Nosso foco é produzir alimentos de melhor qualidade, com menos uso de produtos químicos, não depender do mercado de insumos, reduzir custos e garantir renda para o produtor “, explica Vian. Entre os resultados que já obteve em sua propriedade, ele cita que conseguiu reduzir em 80% os gastos com fertilizantes após a substituição gradativa da adubação convencional por pó de rocha, além de melhorar a qualidade do solo com o uso de insumos biológicos e incremento de matéria orgânica.
Desta vez, o evento traz a tônica da motivação. “Muitos querem mudar a forma de produzir, mas não sabem por onde começar. Queremos motivar produtores que têm dúvidas sobre o quê e como fazer; consultores, que já estão atuando na agricultura; e até estudantes, que ainda vão se formar na faculdade, para que eles possam conhecer o sistema e praticá-lo”, ressalta Vian. Nesse contexto de motivação, as mulheres terão destaque neste Encontro, que também quer reforçar a relevância do papel feminino para desenvolver uma agricultura mais sustentável.
Visitas de campo
Após as palestras do dia 14 de janeiro, que serão realizadas no Clube PAVIP, na cidade de Mineiros, o dia 15 de janeiro será destinado a visitas de campo na região, onde os participantes poderão ver de perto os resultados das práticas de Agricultura Sustentável.
O roteiro inclui uma mineradora para mostrar como é o processo de produção dos remineralizadores – desde a frente de lavra (extração das rochas), passando pela britagem e moagem até a obtenção do pó de rocha. Também há parada numa estação de pesquisa, que tem experimentos em soja com o uso dos protocolos de Agricultura Sustentável.
Em seguida, os participantes do Encontro vão conhecer uma propriedade de grãos que está implementando um projeto de Agricultura Sintrópica e o desenvolvedor deste conceito de agricultura, o pesquisador e produtor Ernst Götsch, que fará palestra no local.
Ainda não há um modelo definido para adoção da Agricultura Sintrópica em produção de larga escala, explica Rogério Vian, mas há várias fazendas com testes por todo o País. Segundo ele, os projetos mais avançados estão no Sudoeste goiano, em propriedades localizadas em Mineiros, Chapadão do Céu e Rio Verde.
“A gente já tem uma boa ideia de como fazer [Agricultura Sintrópica em larga escala]. A ideia é lançar um modelo para soja e milho ainda este ano. Nós já estamos desenvolvendo máquinas para o manejo dessas áreas e tudo isso será falado no dia da visita técnica”, conta Vian.
Inscrições
A programação completa e as inscrições para o evento podem ser realizadas pelo site www.grupoagrisustentável.com.br. O 5º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável é uma realização do Grupo Agricultura Sustentável (GAS).
Informações para a Imprensa:
Laura de Paula
(62) 9 9927-8456
contato@grupoagrisustentavel.com.br