Página Inicial

Morre Dirceu Gassen, um dos maiores pesquisadores da agricultura brasileira

Publicado em 3 de setembro de 2018

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (3/9), em Passo Fundo (RS), aos 65 anos, o professor e doutor em fisiologia de plantas Dirceu Gassen, um dos mais reconhecidos profissionais da agricultura brasileira, cujas pesquisas tiveram grande relevância para o aumento de produtividade e da rentabilidade no campo nas últimas décadas.

Dedicado à academia e à pesquisa de campo, contribuiu com a formação de milhares de profissionais da agricultura. Em uma e suas últimas mensagens em seu perfil no facebook, escreveu o seguinte: “Cada indivíduo dedica tempo, energia, conhecimento….para cultivar a paz, desenvolver o bem… de acordo com o caráter e valores que têm…”, publicou junto a uma de suas belas imagens, uma lavoura de cevada, na região central da Alemanha, infestada com papoulas nativas.

Em entrevista concedida ao site AgroBravo, em abril deste ano, ele disse: ?a evolução da agricultura está nos hábitos de compartilhar conhecimentos e aprender com as práticas dos que experimentaram as mudanças que elevam a produtividade com renda?.

 

Currículo

De acordo com o site do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), entidade de que fazia parte desde 2011, Dirceu Gassen formou-se  Engenheiro Agronômo  pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul em 1977.

Tornou-se Mestre em Agronomia na Área de Fitotecnia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1980. Estudou pragas de solo na Nova Zelândia e cursou Controle Biológico de pragas nos Estados Unidos.Natural de Santa Rosa, foi pesquisador em manejo integrado de pragas de fruteiras pela Empresa Catarinense de PEsquisa Agropecuária (Empasc), entre 1979 e 1981.

Foi pesquisador em manejo integrado de pragas de trigo, insetos de solo e controle biológico de pragas na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, desde 1981.Atuou como coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretária da Agricultura e Abastecimento do RS, em Porto Alegre entre 1995 e 1997.

Desenvolveu trabalho como gestor da área técnica da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto Ltda, desde julho 2000.

Editor técnico da Revista Plantio Direto.

Sócio da empresa Vértice Agrícola – Agricultura de precisão.

Autor de mais de 200 publicações relacionadas à proteção de plantas, plantio direto e evolução na agricultura. Autor de livros publicados nas áreas de pragas, controle biológico e plantio direto.

Visitou e ministrou palestras sobre agricultura, plantio direto e manejo de pragas em 22 países.

Deixa esposa e três filhos.