Página Inicial

Fórum Mais Milho chega a Jataí-GO nesta quinta (30) para discutir como obter lucro com a cultura

Publicado em 29 de novembro de 2017

Em tempos de custos de produção elevados tudo o que os produtores querem saber é como obter lucro com o plantio de milho. Em Goiás, por exemplo, o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG) estima que o custo operacional total (incluídos desembolsos com insumos, despesas financeiras e depreciação) para a safrinha de milho esteja em R$ 2.608,76 por hectare. Do lado da receita, com o preço de venda neste momento em torno de R$ 21,00 e uma produtividade média de 110 sacas por hectare, as contas não fecham.

Justamente para discutir saídas rentáveis para o agricultor, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), o Sindicato Rural de Jataí, a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e o Canal Rural promovem, nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, o Fórum Mais Milho, no CTG Querência Goiana de Jataí. A forte aptidão para a produção cereal e o emprego de alta tecnologia fazem desse município no sudoeste goiano um destaque nacional quando o assunto é milho.

Um dos paineis da noite traz os analistas de mercado Paulo Molinari (Safras & Mercado) e Ênio Fernandes (Terra Agronegócio) e o gerente de Produtos Agropecuários da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Thomé Guth, para abordar “Custos de produção, Cenário de preço e Mecanismos de proteção para se obter renda”.

“O etanol de milho e as oportunidades para o produtor de Goiás” também serão destaque nesta edição do Fórum Mais Milho, com palestra do vice-presidente da Abramilho, Glauber Silveira, e presença do gerente industrial da Usimat (pioneira em etanol de milho no País), Vital Nogueira, e do jornalista Mauro Zafalon, responsável pela coluna “Vaivém das Commodities” no jornal Folha de S. Paulo.

E como não poderia faltar, o “Atual cenário político e a influência sobre o agronegócio” entra na roda de debates, com as análises do comentarista do Canal Rural, Mauro Zanatta, e participação dos presidentes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Nilson Leitão, da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e da Aprosoja-GO, Bartolomeu Braz Pereira.

Para Bartolomeu, o Fórum Mais Milho, em Jataí, trará temas relevantes para o setor. “Os mecanismos de proteção de comercialização são muito importantes, pois concentramos a produção nacional de milho aqui no Centro-Oeste, e esse produtor precisa remunerar sua atividade”, afirma.

“Nós estamos com a expectativa de um grande evento em Jataí, onde produtores, empresários, técnicos, políticos, possam debater e buscar um novo caminho para a destinação do milho, com destaque para o etanol”, completa Bartolomeu, citando o exemplo dos Estados Unidos onde a utilização do cereal na produção de combustível aumentou a demanda, melhorando os preços pagos aos produtores.

Ficha técnica

Fórum Mais Milho

Data: 30 de novembro (quinta-feira)

Horário: a partir das 19h

Local: CTG Querência Goiana de Jataí (Rua Pitão, 1241 – Vila Fátima – Jataí-GO)

Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/forum-mais-milhocom-o-atual-custo-de-producao-como-obter-lucro-com-o-milho__209802

* Texto: Laura de Paula/Aprosoja-GO