Página Inicial

Câmara: Entidades entregam manifesto pela aprovação da lei do alimento seguro

Publicado em 25 de abril de 2018

Entidades do setor produtivo rural entregaram aos deputados federais nesta quarta-feira (25/4), em Brasília, um manifesto pedindo a aprovação do projeto de lei 3200/2015, que pretende modernizar o sistema de registro dos defensivos fitossanitários utilizados na agricultura. A proposta, que foi apensada ao PL 6299, em debate desde 2002, pretende atualizar a legislação atual (Lei 7.802), em vigor desde 1989, que não mais atende as necessidades do setor agrícola.

Setor produtivo apoia campanha sobre Lei do Alimento Mais Seguro

Manifesto DefensivosO manifesto foi entregue aos deputados federais Tereza Cristina (DEM-MS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e ao relator do projeto, Luiz Nishimori (PR-PR). Nishimori fará a leitura do seu parecer no dia 8 de maio na Comissão Especial da Câmara que Analisa a Regulação do Setor de Defensivos Fitossanitários.

A entrega do manifesto foi feita por representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). O documento tem como signatária também a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Participaram da entrega o diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, e o diretor jurídico da Abrapa, Paulo César de Campos Amaral. De acordo com Fabrício Rosa, a lei que trata dos defensivos agrícolas no Brasil foi criada em 1989, ou seja, tem quase 30 anos e, nesse período, sofreu poucas atualizações.

?O texto não acompanhou a evolução da agricultura. Ainda na década de 1960, o Brasil era importador de alimentos. Atualmente, é o segundo maior exportador de alimentos do mundo, podendo chegar ao primeiro lugar. Enquanto a área utilizada para plantio cresceu 36% ao longo do tempo, a produção da agricultura brasileira aumentou em 268% e a produtividade, 169%?, afirmou.

Também nesta quarta-feira foi lançada a campanha ?Lei do Alimento Mais Seguro?, que tem o objetivo de esclarecer a população sobre os mitos e as verdades em torno do uso de defensivos agrícolas nas lavouras e incentivar a aprovação da Lei do Alimento Mais Seguro pelo Congresso Nacional.

Texto e edição: Vinícius Tavares – Aprosoja Brasil (61) 3551.1640

www.aprosojabrasil.com.br

facebook.com/aprosojabr

youtube.com/aprosojabrasil

twitter.com/aprosojabr

soundcloud.com/aprosojabr